25 de setembro de 2008

Projeto qualidade de vida!

Bons dias! Boas tardes e noites!
Nas últimas semanas eu vivi alguns momentos de confusão e desânimo.
Tenho pensado bastante mas, ainda não consegui traduzir em palavras a tempestade de sentimentos que ocupou minha mente durante estes dias. Confesso que me assusta perceber que estou "envelhecendo", me sinto jovem. Meu corpo não acredita na minha mente, sinto muito vigor e vontade de aprender mas, estou cheia de "cre-cré-cré".
Vou explicar!
Todos os anos, na época do meu aniversário, me proponho a fazer exames preventivos. Não poderia me recusar a fazê-los, pois sou da área de saúde e passo boa parte do tempo educando as pessoas para se cuidarem.
Já comentei aqui sobre minha reprovação no teste de esforço, e desde aquela data estou envolvida entre consultas e exames. Ando aborrecida, pois após cada consulta sou encaminhada para outros especialistas e novos pedidos de exames. Até parece que tenho mania de doença!
A funcionária do laboratório já me conhece e nesta terça feira falou que vou "virar peneira". Ainda tenho que colher mais sangue no sábado! Não me queixo, não apresento sintomas além da obesidade. Ok! Já entendi que estou correndo riscos e por isso estou investindo no projeto de qualidade de vida. Estou empenhada a seguir todas as recomendações médicas para modificar este quadro até meu próximo aniversário.
O clínico geral pediu os exames de sangue e me encaminhou pro cardiologista. Depois pro endocrinologista, gastroenterologista e nefrologista. O endócrino me encaminhou pra nutricionista e pra academia. Estou emagrecendo de tando fazer jejum pra exame!
Ainda bem que tenho plano de saúde! Fico imaginando a dificuldade das pessoas que dependem do sistema público de saúde.
Enquanto isso, estou lendo sobre Qualidade de vida.
Algumas sugestões:
- Qualidade de vida - site médico
- Rumo saudável - qualidade de vida e desenvolvimento de pessoas
- O impacto do (bom) humor sobre o estresse e a saúde - G. J. Ballone
- ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica
- Síndrome Metabólica - Drausio Varela
- SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes - Síndrome Metabólica