5 de março de 2008

Participação feminina

A Câmara dos Deputados preparou uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março).
A idéia é celebrar os feitos econômicos, políticos e sociais alcançados pela mulher brasileira ao longo do tempo; e, principalmente, discutir e apresentar projetos e medidas para que a mulher seja plenamente respeitada no País.
Exposições de imagens de personalidades femininas, bem como programas e reportagens especiais na TV Câmara, Rádio Câmara, Jornal da Câmara e site Plenarinho também farão parte das atividades da Semana da Mulher.
A bancada feminina do Congresso se reúne nesta tarde com o presidente Lula para entregar um documento com sugestões consideradas prioritárias para garantir os direitos das mulheres.
As deputadas vão levar as reivindicações apresentadas ontem na comissão geral da Câmara que discutiu temas relacionados à mulher.
Entre as principais reivindicações estão o efetivo cumprimento da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) e a maior presença das mulheres nos espaços de poder.
Esta Lei é considerada uma importante conquista no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Recebeu esse nome como forma de homenagear a pessoa símbolo dessa luta, Maria da Penha Fernandes, que sobreviveu a duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido, ficou paraplégica, mas se engajou na luta pelos direitos da mulher e na busca pela punição dos culpados. No seu caso, a punição do marido agressor só veio 19 anos e 6 meses depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário